Brasília-DF,
17/MAR/2024

Especial: confira receitas de sopas e caldos que permitem combinações variadas

Países e regiões têm receitas que representam bem a cultura de cada lugar

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Renata Rios Publicação:10/07/2015 06:00Atualização:09/07/2015 15:23

 (Minervino Junior/CB/D.A Press)
Uma boa sopa aquece o corpo e a alma. Mais que água fervida com tudo que se tem à mão, sopas, caldos e cremes são pratos que demandam dedicação e tempo no preparo.

Esta semana, o Divirta-se Mais elege receitas clássicas e as principais harmonizações com cada sabor. Acredite: as possibilidades vão muito além da torradinha. Boas companhias são de vinho tinto, como sugere Zeli Ribeiro, do Lake’s, a porções de comida oriental servidas em bentôs, pedida no New Koto, ideal para combinar com o milenar missoshiru.

"É bom usar legumes, um tipo de carboidrato e uma proteína para balancear a sopa", exemplica Lizandra Magon de Almeida, que acaba de lançar o livro A vida é uma sopa.

Segundo a autora, a sopa é uma das primeiras receitas feitas pelo homem. Logo após o preparo de carnes e outros ingredientes braseados, é um dos itens mais rudimentares existentes no cardápio moderno. Com o passar dos anos, virou um símbolo de resistência. Em períodos de guerra, para citar um exemplo, eram a salvação de diversas famílias.

"Na Itália, as famílias deixavam o caldeirão de sopa no fogão a lenha durante todo o inverno. Eles iam acrescentando água e legumes e o que mais encontrassem naquela época tão difícil. E, assim, muitos sobreviveram à guerra, ou seja, a sopa tem esse papel de alimentação básica há muito tempo", informa Lizandra.

Confira o endereço das casas citadas nessa matéria:

Lake's

Boutique do suco

Naruretto Família

Café Savana

Venitália Pães & Gastronomia

Alexandre's Bar

Fatti a mano

Caleuche

New Koto

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK