Brasília-DF,
26/ABR/2024

Tradição culinária no país, frango e farofa surgem em combinações inusitadas

Nesta semana, as iguarias recebem a devida homenagem do Divirta-se Mais

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Renata Rios Publicação:13/03/2015 06:00Atualização:13/03/2015 13:40

 (Bruno Peres/CB/D.A Press)
A farofa é uma receita que cruza o Brasil de Norte a Sul e se faz presente de diversas maneiras em restaurantes da capital. Unanimidade nacional, aparece na versão nortista, com jambu, com sotaque nordestino, com farofa de paçoca, e até com inspiração argentina, elaborada com ovos.

Parceiro da farofa, o frango também tem seu lugar ao sol. Por mais trivial que pareça, a combinação pode surpreender. "Um prato de frango com farofa benfeito é uma refeição completa. É uma fonte de proteína magra associada a um carboidrato que demora a ser digerido", explica Marcos Lelis, professor de cozinha brasileira regional e contemporânea no Iesb.

"Venho de família nordestina e lá a farofa era chamada de frito. Para eles, o preparo não era só um acompanhamento", recorda-se Rodrigo Mello, jovem chef à frente do Cantucci Bistrô.

Por mais que pareça simples, a farofa requer alguns cuidados. "Para começar, ela pede um elemento gorduroso para hidratá-la, seja manteiga, seja azeite", explica Marcelo Mello, do Café Savana.

A mesma regra vale para o frango. "Assim como os frutos do mar, o frango tem que ser levado ao fogo o mais rápido possível. Normalmente, ele resseca porque quem prepara exagera no uso desse elemento", completa o chef.

Nesta semana, frango e farofa recebem a devida homenagem do Divirta-se Mais. A tradição merece. Confira as casas:


Inácia Poulet Rôti
Chicago Prime Casa de Carnes

Café Savana

Cantina da Massa

Brazilian Fried Chicken

Peixe na Rede

Restaurante Jambu

Paraíba Carne de Sol

Cantucci Bistrô

Cioccolateria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK